Pressing

Exercício 01

Em espaço de 30×15, duas equipas de 3 jogadores tentam manter a posse de bola perante a oposição de 1 defensor. Em cada passe efectuado entre as duas equipas vermelhas sai um jogador azul na pressão sobre o portador da bola. Para a bola ser passada de uma equipa para a outra, os três jogadores têm que tocar nela. Após determinado tempo ( 1-2 min ) , a equipa que está no meio troca com uma das outras.  Grande densidade de contracções excêntricas.

Nº de jogadores = 09

Exercício 02

Em espaço de 25×25, duas equipas de 4 tentam manter a posse de bola. A equipa que tem posse de bola tem o apoio de 4 neutros situados fora do espaço de jogo. Dentro do quadrado joga-se sem limite de toques. Os neutros jogam a 1 ou 2 toques. Após determinado tempo ( 1 a 3 min ) trocar uma equipa de dentro pelos neutros que estão fora. Grande densidade de contracções excêntricas.

Nº de jogadores = 12

Exercício 03

Em espaço de 15×15, 5 jogadores ( 4 fora e 1 dentro )   tentam manter a posse de bola perante a oposição de 3 defensores. Durante um certo tempo a equipa de 3 defesas tem como objectivo recuperar o maior nº de vezes a posse da bola. Sempre que recuperam a bola a equipa obtêm um ponto e a bola começa novamente nos jogadores azuis.
Nota: assegurar sempre muitas bolas neste exercício.
Nº de jogadores = 08
Exercício 04
Num espaço de 25×25 duas equipas de 3 jogadores + 1 neutro tentam manter a posse da bola perante a oposição de 3 defensores. Se os 3 defensores conseguirem recuperar a posse da bola, automaticamente passam a defensores uma das duas equipas de 3 jogadores, neste a equipa que perdeu a posse da bola.
Nota: assegurar sempre muitas bolas neste exercício.
Nº de jogadores = 10
Exercício 05
Situações de 4×2. A equipa de vermelho tem como objectivo circular a bola entre os seus 4 elementos para poder jogar para o lado oposto. A equipa de azul tem como objectivo, quer num lado, quer no outro anular a circulação de bola do adversário durante o tempo do exercício. Após esse tempo trocar a equipa que pressiona por uma das que estão a circular a bola.
Nota: assegurar sempre muitas bolas neste exercício.