Organização ofensiva / defensiva

Exercício 01

Situação de jogo 11×11 mas com algumas condicionantes.
A equipe que defende só pode ter no seu meio-campo o GR os 4 defesas e os 2 médios centro. A equipa que ataca só pode ter no seu meio-campo ofensivo 1 dos defesas laterais
(à sua escolha), os 2 médios centro, os 2 alas e os 2 atacantes. Quando a equipe que está a defender no seu meio-campo ganha a posse de bola,só pode colocar os jogadores no meio-campo adversário se a bola
ultrapassar a linha de meio-campo.
Exercício 02
Situação de jogo GR+2×3+GR.
A equipe em inferioridade numérica
tenta fazer golo perante 3
adversários. Se perderem a bola a situação passa rapidamente para GR+4×3+GR, de modo a que quem defende tenha sempre superioridade numérica sobre quem ataca.
No final de cada repetição os
2 jogadores em A trocam com os 2 de B.
Exercício 03
Situação de jogo 8×7+GR em meio campo. A equipa de 8, em superioridade numérica, tenta através de circulações tácticas fazer golo na baliza com GR. A equipa de 7 ( sector defensivo e intermédio ) tenta evitar o golo da equipa adversária e sempre que recuperar a posse da bola tenta fazer golo numa das balizas pequenas.
Exercício 04
Situação de jogo 8×6+GR em meio campo. A equipa de 8, em superioridade numérica, tenta através de circulações tácticas fazer golo na baliza com GR. A equipa de 6 ( sector defensivo e intermédio ) tenta evitar o golo da equipa adversária e sempre que recuperar a posse da bola tenta passar a linha de meio campo com a bola controlada.
Exercício 05
Situação de jogo 8×8. Cada equipa apresenta-se numa estrutura de 4 defesas e 4 médios. Os objectivos da equipa azul é fazer golo numa das três balizas pequenas. O objectivo dos vermelhos é fazer golo passando com a bola controla na linha atrás da linha defensiva dos azuis.
Exercício 06
Situação de jogo 4+4×4+4. Ambas as equipas tentam fazer golo nas duas balizas pequenas do adversário. Cada equipa quando tem a posse da bola tem o apoio de 4 apoios exteriores que podem jogar no máximo a dois toques. Após determinado tempo trocar as equipas de dentro pelos apoios.